Tuesday, December 4, 2012

A felicidade nas sementes


Tem coisa mais triste do que melancia sem semente?

Hoje de manhã fui ao mercado e vi uma cesta gigante, cheia de melancias e com o destaque de que eram melancias especiais pois não tinham semente.

Rubem Alves diz que a felicidade é composta de pequenas alegrias. E, pra mim, não tem alegria maior do que cuspir semente de melancia. Bem longe.

Fiquei pensando que as tais melancias deviam se sentir bem tristes também. Onde esta a felicidade de ir para uma casa onde ninguém vai brincar de cuspir semente? E a pessoa que inventou a melancia sem semente? Coitada; não sabe o que é alegria.

Lá em casa meu pai era quem ensinava minhas duas irmãs e eu a fazer coisa errada. O crime da melancia foi um dos primeiros que ele nos ensinou. Cortá-la em fatias e comer educadamente à mesa? Esquece. Íamos para o quintal, colocávamos a melancia numa mesa e cada uma, de posse de sua colher, começava a cavar. De frente pro quintal cada um ia cuspindo suas sementes. É claro que ganhava quem mandava a semente mais longe.

Eu me nego a comprar uma melancia sem sementes! Vou comprar uma melancia só para ensinar o Nicolas a cuspir bem longe. Meu pai vai ficar super orgulhoso.

Sementes foram coisas recorrentes da minha infância. Semente de abacate, de manga e de azeitona. Cada uma com sua função.

A semente de abacate, limpinha, serve de bolinha de gude gigante e dá para brincar de vários jogos de pontaria.

Quem nunca fez bonecos com semente de manga? É só lavar, deixar secar e pintar com canetinha.

A semente de azeitona guarda um segredo. A nossa alegria de criança não era simplesmente comer pizza. O que nós queríamos era sentar com meu pai para quebrar as sementes de azeitona e comer a carninha de dentro. Nunca fez isso? Não sabe o que esta perdendo.

Meus amigos mais próximos já sabem disso, mas pra quem não sabe, meu pai esta bem doente. Nesse momento delicado a melhor coisa que posso fazer, aqui de longe, é lembrar dos momentos alegres que ele nos proporcionou com as coisas mais simples da vida como sementes.



No comments: