Friday, October 11, 2013

Breve guia de Napa - meus lugares favoritos

- Bottega. Sem dúvida o melhor restaurante italiano da Bay Area que já fomos. O chef é o famoso Michael Michael Chiarello. O restaurante é super chique, mas mantém um ar de aconchego como uma cantina italiana. As massas são feitas na casa, o vinho vem direto das vinícolas da região, os legumes e frutas das fazendas de Napa. Além de tudo isso, tem um ótimo custo benefício. Um almoço para dois que inclui: entrada, prato principal, sobremesa e duas taças de vinho sai por volta de U$ 120,00. Not bad at all.

- Morimoto. Outro restaurante de chef famoso. Comparável ao Nabu de Nova Yorque pela sofisticação, cuidado com o cliente e qualidade dos ingredientes frescos. Lugar para comer sushi sem medo, tomar saque, e experimentar os pratos inovadores da casa. Salgado no bolso, mas vale a pena como um evento especial.

- Bouchon. O restaurante é muito bom, mas a padaria é muito melhor. Não se assuste com a fila enorme na porta. Vale a pena esperar 30 minutos para comprar macaroons. Então, já que ficou na fila todo esse tempo, compre um sabor de cada um (e traga um de chocolate pro Nicolas e um de pistache pra mim). Aproveite e compre uma baguete e um sourdough.

- Dean e Deluca. Mercadinho para se abastecer antes de degustar vinhos. Só lá você encontra presunto de Parma, presunto Pata Negra e outras maravilhas da Europa. Compre pão, presunto, queijo, água e vá para a Chandon! Atenção: não se aproxime da vinícola do outro lado da rua! É armadilha para turista desavisado.

- Chandon. Gosta de champagne? De sofisticação? De romance? Essa vinícola é o lugar perfeito para uma tarde romântica, degustando "bubbles" que você não vai achar em outro lugar. O lugar é lindo, coberto de plantas verdes, pássaros, esculturas de pedra. Recomendo fazer o tour, que além de informativo é super divertido. Tem o cliché de abrir a garrafa de champagne com o facão, mas ainda assim é surpreendente.

- Cheese tasting. Degustação de queijo é muito divertido. Você pode visitar as fazendas, ver como o queijo é feito e comer, comer e comer. A única coisa que oferecem, porém, são umas bolachinhas de água e sal safadas. As degustações estão disponíveis em diferentes meses, então para saber qual fazenda visitar é melhor checar esse site: http://cheesetrail.org/visit-a-cheesemaker/

- Fábrica de chocolate? Sim, senhor! Há vários lugares para comprar e experimentar chocolates. Eu gosto muito da Anette, mas nunca fui na fábrica. Quem disse que chocolate e vinho não combinam?

- Old Faithful Geyser. Lembra do Zé Colméia voando num jato d'água? Aquilo era um geyser. E um dos mais antigos da Califórnia, que ainda avisa quando um terremoto esta vindo, fica no norte de Napa Valley. Passeio interessante, melhor aproveitado depois do verão, que vale a pena por conta das fotos e do aprendizado sobre terremotos. Cuidado com as lhamas! Elas cospem mesmo. E levem um picnic. Da última vez que fomos, eles ainda não vendiam comida.

- Petrified Forest. Outro passeio ecológico. Floresta de redwoods que foi petrificada por um vulcão há mais de 3 milhões de anos. A temperatura muda muito dentro do parque, então é uma boa idéia levar um casaco. Ah, cuidado com as cascavéis que passeiam pelas trilhas; nem sempre elas fazem barulho.

- Wine train. Don't take it! Não vale a pena. A rota é super curta, o trem balança pra caramba, faz um barulho desgraçado e a comida é caríssima.

E as vinícolas? Bem, se só um de vocês pode dirigir ou se vocês não querem beber muito mesmo, é melhor focar nas que são mais bonitas.

1. Sterling. Tem até bondinho que leva para o topo da montanha! A arquitetura é linda, a vista relaxante, e o vinho é bom. Fica em Calistoga, norte de Napa. Bom para combinar a visita com o geyser.

2. Artesa. Uma das primeiras vinícolas na rota de Napa. O lugar é lindo, cheio de obras de arte, tem uma vista espetacular e um salão de degustação com cheiro delicioso de madeira. Eu não gosto de vinho branco, mas o Chardonnay deles é um dos preferidos do Breno.

- Museus? Bem, só se for o Museu do Snoopy. Não é museu para crianças, apesar do Nicolas adorar, mas a gente volta a infância ao ler as histórinhas que ficam expostas na parede. E ninguém resiste não compartilhar um cookie de chocolate com o beagle. Saindo do museu, não vá embora. No jardim tem um labirinto em forma de Snoopy e do outro lado da rua tem a pista de gelo e a loja de presentes.
http://schulzmuseum.org/

No comments: