Tuesday, December 4, 2012

Meu pé de jabuticaba




Sábado foi um dia muito difícil pra mim. Pensar que a vida do meu pai acabou é coisa inimaginável de fazer. É uma dor que não vai passar, sei que só vou me acostumar. A única coisa que sei é que para a minha mãe é muito mais difícil.

Pensando no meu pai, cheguei a conclusão de que muitas das minhas lembranças se relacionavam com pés.

Uma das minhas primeiras lembranças de criança é de quando eu tinha uns 4, 5 anos. Prendi meu dedão no pedal da bicicleta. E comecei a pedir socorro pro meu pai. Ele, a pessoa mais paciente do mundo, e com um toque de malícia inacreditável (respeitando sempre a idade apropriada das crianças), disse: "Calma, tudo o que entra, sai." E ele desentalou o meu dedão dali.

Quando a gente começou a praticar ciclismo juntos ele insistia em dizer que se eu estava sentindo dor na perna, era porque não estava usando meus pés direitos. "Pedala com a ponta do pé, é para isso que o pedal serve." E ele me ensinou a manter os joelhos perto do aro, também, pois afinal de contas eu era ciclista e não bicicletera.

Ele que acordava minhas irmãs e eu para irmos a escola. Como a minha cama era a mais próxima da porta, eu sempre era a primeira. Uma vez, sem nem saber dirigir, sonhei que estava tentando passar a marcha de um caminhão, mas era muito duro pisar na embreagem. Era meu pai me acordando, gentilmente, puxando meu pé.

Hei pai, se você esta me ouvindo, já sabe que não vale vir puxar meu pé da cama. Você já fez isso quando eu era adolescente.

Tenho que ficar esperta, na verdade. Meu pai era um piadista e não perdia a oportunidade para passar um trote ou fazer uma piada.

No meu último dia de moradia no Brasil, meu pai me deu uma escada para eu apoiar no pé de jabuticaba e colher frutas para ele comer. Lá fui eu, toda "aventureira". Levei uma bronca do marido, já que podia cair e me machucar bem no dia de viajar. Meu pai olhou pra mim e deu risada. Fiquei quieta, né? Quem é que tem coragem de dedurar o próprio pai.

Pai, saudades imensas. Mas sei que você esta ai dando risada da gente e pensando "Estou esperando vocês".

E para usar do conselho de uma amiga linda: vou fazer de conta que ele foi andar de bicicleta e esta se divertindo muito para voltar já pra casa.

No comments: